The New York Times News


Desde 1856, os quatro sinos principais em cima das torres do norte da Catedral de Notre Dame vêm tocando a cada 15 minutos, sem falhas. Eles soaram pelo fim da Primeira Guerra Mundial e pela libertação de Paris em 1944. Mais recentemente, tocaram em honra às vítimas do atentado de 11/9.
Eles tem até nomes, tirados de vários santos franceses: Angelique-Françoise, Antoinette-Charlotte, Hyacinthe-Jeanne e Denise-David.
Mesmo assim, em 2012 eles serão derretidos e substituídos por nove novos sinos, com a intenção de recriar o som original dos sinos do século 17 da Notre Dame.
A substituição dos sinos, que é mencionada sem fanfarra em uma placa dentro da igreja, tem causado um pequeno mas muito parisiense tumulto.
Alguns consideram os sinos do século 19 como sendo testemunhas sem igual da história francesa, tornados famosos pelo 'Corcunda de Notre Dame’ de Victor Hugo, e parte indestrutível da herança francesa.
Para o reverendo Patrick Jacquin, reitor de Notre Dame e iniciador do projeto, o ponto principal é a autenticidade.
''Nós não vamos destruir os sinos’', diz ele. ''Vamos apenas intensificar o som de Notre Dame’'.
Os sinos, feitos de uma liga de bronze, podem parecer indestrutíveis, mas não duram para sempre. Eles podem se gastar e perder o tom, que é o que alguns 'campanologistas’, ou especialistas em sinos, dizem ter acontecido aos sinos de Notre Dame. Sinos não duram para sempre. ''Esse é um dos conjuntos de sinos em pior estado na França’', diz um especialista, Herve Gouriou. ''Eles estão danificados e desafinados’'.
Mas, para alguns ardentes defensores do patrimônio francês como Xavier Gilibert, diretor de organização não governamental de 37 anos de idade, os sinos não são apenas um símbolo de Paris, mas também um patrimônio mundial.
''Eles tocaram em momentos fundamentais de nossa história’', diz Gilibert. ''Eles vão desaparecer e ninguém vai ficar sabendo’'.
A substituição dos sinos, em um projeto de US$ 3,5 milhões, faz parte de um banho de loja em preparação ao aniversário de 850 anos da catedral, no ano que vem, que inclui a renovação do obsoleto sistema de iluminação, que consome muita eletricidade, e do famoso órgão.
Nem todos os sinos serão substituídos. O grande sino Bourdon Emmanuel de 1681, que soa na torre sul e é considerado um dos mais lindos da Europa, será preservado. Ele toca nas principais celebrações religiosas, visitas do papa, comemorações e funerais presidenciais.
Quando o papa João Paulo II morreu em 2005, com 84 anos, o Bourdon Emmanuel tocou 84 vezes.
Apesar das preocupações daqueles como Gilibert, apenas o Bourdon Emmanuel é considerado pelos especialistas como tendo significativa importância histórica.
Os sinos menores foram moldados no século 19, que muitos historiadores franceses consideram como história recente; o metal deles é de má qualidade e eles produzem um som desarmônico, dizem os especialistas. Antes da revolução, Notre Dame tinha 20 sinos famosos que adornavam as torres sul e norte do edifício. Mas depois da revolução em 1789, todos os sinos exceto um foram derretidos para a fabricação de canhões, já que os revolucionários destruíram todos os símbolos religiosos, tendo até mesmo conduzido reuniões de propaganda na catedral. ''Até 1856, o sino remanescente serviu apenas com um alarme’', diz Jacquin. ''A igreja o tocava apenas para alertar as pessoas, incluindo sobre epidemias’'.
Os revolucionários confiscaram o sino Emmanuel, mas nunca o destruíram. Ele foi devolvido às torres sul por ordem de Napoleão, em 1802.
Em 1856, Napoleão III ofereceu quatro sinos à Notre Dame – os que lá estão atualmente – para celebrar o batizado de seu filho e para substituir aqueles perdidos na revolução.
A esperança de Jacquin é recriar a disposição original dos sinos do século 17, e ''recuperar a harmonia e os harmônicos dos sinos que existiram antes de 1789’', diz ele. Ele está trabalhando com base em um arquivo deixado por Eugene Viollet-Le-Duc, famoso arquiteto do século 19.
Viollet-Le-Duc, que restaurou a catedral entre 1845 e 1856, também queria recriar as antigas harmonias da igreja. Ele reconstruiu os campanários, fazendo buracos nas paredes da igreja e construindo vigas para apoiar os novos sinos. Mas o projeto foi abandonado.
Os novos sinos, diz Jacquin, terão o mesmo peso e diâmetro dos antigos modelos e foram projetados para produzirem as mesmas notas. Eles vão soar como soaram durante o antigo regime, com ressonância mais profunda e tons mais graves do que os atuais. (Uma amostra do novo som está disponível no website da Notre Dame.) -- PAGE BREAK -- Jacquin logo irá pedir cotações dos últimos quatro fabricantes de sinos remanescentes na França. Em setembro, ele viajou para os Estados Unidos, segundo ele sendo ''onde as pessoas se interessam por sinos’', para encontrar patrocinadores para a renovação, que também está exigindo verbas do governo.
Para Fernando Gabrielli, de 48 anos, um crítico franco do projeto de sinos de Jacquin, a destruição dos sinos icônicos é um crime.
''Eles são a música do mundo’', disse ele em uma entrevista.
Gabrielli, cantor brasileiro de jazz que se estabeleceu em Paris 11 anos atrás e chama Notre Dame de ''minha catedral’', tem conduzido uma cruzada online para denunciar o que ele chama de ''o maior escândalo’', alertando sobre a destruição dos sinos atuais em músicas e vídeos que posta no YouTube. Ele filmou a si mesmo cantando 'a cappella’ ao lado dos sinos enquanto eles tocavam, e até mesmo escreveu uma menssagem ao papa, em seu perfil do Facebook.
''Meu muito querido Bento XVI’', dizia a carta, ''dói-me imensamente enfrentar o risco de perder para sempre esses tesouros da França, que são tão queridos para mim’'.
A coreógrafa e dançarina Ghislaine Avan, 47 anos, usa os sinos de Notre Dame como toque de aviso para mensagem de voz em seu celular. ''Os sinos são uma ressonância, uma música, uma vibração’', diz Avan.
''Substituí-los é uma coisa completamente absurda’'.
Mas alguns especialistas dizem que a renovação dos sinos é uma ação criativa e não apenas uma replicação do passado. Philippe Paccard é o proprietário da Fonderie Paccard, a mais antiga fundição de sinos da França, criada em 1796. ''A tradição dita que os fabricantes de sinos nunca renovem os sinos da mesma maneira’', diz ele.
O pai de Paccard construiu o maior sino de badalo do mundo em Newport, Kentucky. Ele também fez o carrilhão da Universidade da Califórnia, em Berkeley, e os sinos da Catedral de Saint Patrick em Nova York. Sua companhia também projetou os sinos da Basílica de Sacré Coeur em Montmartre, que são conhecidos como sendo os maiores da França.
''Sinos são como seres humanos’', diz Paccard. ''Eles vivem e, um dia, desaparecem’'.
The New York Times News Service/Syndicate - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito do The New York Times.

Exposição


Onde você se esconde,
será que é no monte?
(Da tua cabeça)
Ou será que é na fonte?
"Rente ao trono,
sob os pés,
de um velho conde."
Liberdade é ser poeta!
É mostrar o horizonte,
antes que o dia amanheça,
e revolva o ontem...
"Rente aos trilhos,
sob o balanço,
de um velho bonde."
Exiba a tua ideia,
para o recife, e para a ponte!
Permita que esclareça,
e que o mundo inteiro a conte...
"Rente ao asco,
sob a sorte,
de uma velha fronte."

Edison Gil

Infida Poesia


Escreveram na mais pérfida poesia
que o emblema do amor é o dia,
que o símbolo das trevas é a azia
que se distende na mais rara euforia!
Adornos de uma idéia qualquer,
Que ferem com grande etnia!
Que confundem o louco que pensa,
e perturbam o sábio que pira!
Coincidências que regem o acaso
que alimentam a desarmonia!
A profecia do caos, e os números da loteria...
Palavras de uma tensa visão, envolvidas em miopia!
O folclore criado, o lugar! Os deuses da mitologia!
A promissão escrita e falada! O milagre da paralisia!
Aquela coisa que você não queria!
Porém que acode, e jura ser alegria!
A realidade composta por eras, e fantasias!
A ferrugem da engrenagem, e o enguiço da teoria!
O termo criado, o boreste! O olho que te espia...
A alma da Fênix, o "arquiteto"! Inventos alados,
para o homem crer que voaria!
A grande calúnia estampada, na mais pérfida poesia!

Edison Gil



Ternura das Rosas


Vi duas rosas nascer
E dia a dia crescer
Num jardim chamado vida.
Transparentes e viçosas
São hoje as mais belas rosas
A que a terra deu guarida.

Soberbamente cuidadas
Estas rosas delicadas
Transbordavam de perfume.
Por serem rosas perfeitas
Estavam sempre satisfeitas
Causando às outras ciúme.

Tinham em cada alvorada
Esperançosa a madrugada
De mais um dia risonho.
E o Sol com um sorriso
Trazia do Paraíso
Tudo o que fosse seu sonho.

Que essas rosas feitas gente
Deixem delas a semente
Na sua essência mais pura.
Pra sempre a vida adornar
De quem as soube cuidar
Com tanto amor e ternura!...

Euclides Cavaco

Brasil


Brasil
O Brasil é feito por Maria e por João
O Brasil é feito por pessoas honestas e de bom coração
Que são os orgulhos desta nação
Brasil
O Brasil é um país maravilhoso
Que tem carnaval e a mulata com um gingado gostoso
Brasil
O Brasil não é só o país do futebol é do vôlei também
E do povo que só pratica o bem
Brasil 
O Brasil é de grandes poetas como Machado de Assis
É um povo guerreiro e feliz
Brasil 
O Brasil é de Guga o maior tenista
É de Airton Senna o melhor na pista
É de Clodovil o maior e melhor estilista
Brasil
O Brasil é de grande atletas
Aqui tem os melhores velocistas
Aqui tem os melhores skatistas
Aqui tem os melhores artistas
Como Cauby Peixoto, Maysa, Caetano Veloso,
Gal Costa, Tom Jobem, Elis Regina,
Milton Nascimento, Gilberto Gil.
O Brasil é do menino, é da menina,
é de um povo trabalhador e humano.
Brasil
O Brasil é um país perfeito
Por ser feito
Por brasileiros este povo bravo e direito.


Magno Oliveira
http://informativofolhetimcultural.blogspot.com/
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Safernet Brasil